Próxima sexta-feira, dia 10 de julho, é dia nacional de mobilização pelo Fora Bolsonaro.  Seguem as orientação da direção nacional do  PT aos diretórios municipais e estaduais sobre a campanha nacional Fora Bolsonaro.

Dirigentes municipais e estaduais do PT,

Estamos atravessando um dos momentos mais desafiadores da história do nosso país. A sociedade brasileira está vivendo simultaneamente uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise política. Nesse contexto de pandemia, enquanto o Brasil ponteia a liderança mundial no número mortos pela COVID-19, Bolsonaro lidera um governo que é incapaz de conviver com a democracia e de atender às reais necessidades do povo brasileiro. A soberania nacional foi traída, o patrimônio do país vem sendo entregue, direitos históricos suprimidos, programas sociais interrompidos, enquanto são incentivados o preconceito e a violência. É um governo contra o Brasil e contra o povo, confirmando as piores expectativas.

Ao mesmo tempo em que as elites tentam tutelar Bolsonaro pela manutenção da sua política econômica, há um crescente movimento de insatisfação na sociedade brasileira que tem se expressado na palavra de ordem: Fora Bolsonaro! Já há uma ampla maioria na sociedade que se opõe a este governo. Torna-se urgente reunirmos as organizações políticas e entidade sociais que estão comprometidas com a democracia para estabelecermos iniciativas conjuntas na defesa do nosso país e dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

O PT junto com outros partidos de esquerda, com a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, juntamente com as Centrais Sindicais e mais de 40 organizações representando diferentes segmentos sociais (religioso, ambiental, cultural, etc.) constituíram uma iniciativa de articulação de todo o espectro político que defende a bandeira Fora Bolsonaro.

A “Campanha Nacional Fora Bolsonaro” começará com duas agendas: o Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro que será 10/07 e a Plenária Nacional Fora Bolsonaro que será realizada no dia 11/07.

Para dar consequência a essas iniciativas apresentamos abaixo as seguintes orientações para todos os Diretórios Municipais e Estaduais do Partido dos Trabalhadores:

I- Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro – 10/07

a) Realizar ações simbólicas nas principais cidades do Brasil denunciando a política genocida de Bolsonaro frente à pandemia. A sugestão é que se faça uma instalação com dezenas de cruzes brancas em locais de grande circulação de pessoas ou em pontos turísticos dessas cidades, circundando uma faixa (da cor preta) com a inscrição Fora Bolsonaro (em branco). Tais ações devem respeitar os cuidados sanitários e de distanciamento social;

b) Realizar ações de agitação nas ruas com a identidade visual da Campanha: colagem de lambe, “adesivaços”, faixas em viadutos. Todos esses materiais serão disponibilizados pelo PT em um kit mídia que será enviado;

c) Carro de som nas comunidades, bairros, chamando ao panelaço e conscientizando a população sobre o governo Bolsonaro;

d) Promover assembleias nos locais de trabalho debatendo com os trabalhadores sobre o atual momento político e a responsabilidade de Bolsonaro pelo aprofundamento desta crise;

e) Estimular que todas as pessoas coloquem um pano preto nas janelas de suas casas como simbologia de adesão à Campanha;

f) Participar e divulgar o twitaço que será realizado às 11h no dia 10 de Julho;

g) Participar e divulgar o panelaço que será realizado às 20h no dia 10 de Julho.

II- Plenária Nacional Fora Bolsonaro – 11 de Julho

a) No dia 11 de Julho, às 15h realizaremos uma Plenária Virtual reunindo milhares de participantes de todo o país. Nesta atividade vamos definir as próximas ações da Campanha Nacional Fora Bolsonaro. Em breve serão enviadas orientações mais específicas sobre esta atividade em que todos devem participar.

Gleisi Hoffmann
Presidenta do PT

Paulo Teixeira
Secretário Geral do PT

By Guida Calixto

Educadora, sindicalista e militante do PT Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image