Olá companheira/o, meu nome é Guida Calixto, tenho 49 anos, mulher, negra, trabalhadora e socialista! Há muito tempo tenho batalhado em Campinas pelas lutas populares em busca dos direitos sociais e das liberdades democráticas. Em busca dos objetivos libertadores da classe trabalhadora; das mulheres; das mulheres negras; da população negra; das juventudes periféricas; da população LGBTI+; de todas e todos oprimidos nessa cidade extremamente injusta, desigual e anti-democrática.

Sou servidora pública municipal, monitora de educação infantil, e, portanto, desde 1997, tenho dedicado minha vida profissional à construção e organização de uma educação pública democrática, plural, de qualidade e com princípios libertadores para o desenvolvimento de nossas crianças. Sabemos que é uma trajetória difícil e de muita luta, pois enfrentamos nas últimas gestões da prefeitura, diversos desmontes públicos e ataques às condições de trabalho; porém com a atuação batalhadora e qualificada de amplos seguimentos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação pública municipal, e todas/os trabalhadoras/es que trabalham nas creches, temos mantido esse grande objetivo em defesa da educação. Exemplo dessa atuação, foi minha participação ativa na conquista da redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais sem redução salarial das Monitoras/Agentes de Educação Infantil. Esse é um efetivo exemplo que a luta coletiva dá certo e é o melhor caminho.

Desde 2013, tenho atuado como advogada, defendendo, principalmente, as pautas pelos direitos trabalhistas. A partir de 2016, devido às investidas golpistas dos capitalistas brasileiros contra as classes trabalhadoras, tenho militado no coletivo “Advogados Independentes” na luta pela democracia, direitos trabalhistas e direitos humanos, buscando construir o pensamento crítico do Direito como instrumento de justiça social.

Como sindicalista, atuando na oposição sindical dos servidores públicos municipais, me dediquei intensamente na defesa da nossa previdência e no fortalecimento do Instituto de Previdência Social de Campinas – Camprev. Como conselheira do conselho Municipal de Previdência do Camprev, minha atuação foi vigilante contra a tentativa de esvaziamento de nossos recursos por parte da gestão Jonas Donizette, além de lutar contra os desmonte dos direitos trabalhistas, dos serviços públicos, dos direitos conquistados nos governos Lula e Dilma; pela recepção jurídica da profissão das monitoras/agentes da educação infantil como pertencentes ao quadro do magistério. De forma, também a incidir na disputa para constituir um sindicato de base, atuante e de combate contra os desmandos dos governos golpistas neoliberais – federal, estadual e municipal!

Esses muitos anos de lutas, nos mais diversos setores e sempre em busca da emancipação da classe trabalhadora, nos colocam, nessa conjuntura de ascensão do neoliberalismo e fascismo, nossos desafios se intensificam.

Através de um processo coletivo e construído por diversos militantes da cidade, coloco-me como pré-candidata à vereadora pelo PT à Câmara Municipal de Vereadores em Campinas.

Nossa intenção é construir a luta e o enfrentamento necessário para este cenário do lado daqueles que nunca se furtaram desta tarefa. É um projeto a ser construído de forma ampla, socializada, organizada e combativa, para colocarmos em ação a cidade que sonhamos: democrática, popular e socialista!

Vamos juntas e juntos, em defesa de nossos sonhos!

Guida Calixto.

By Guida Calixto

Educadora, sindicalista e militante do PT Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image