Em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea que colocava o fim, pelo menos de forma oficial a escravidão no Brasil. Essa é uma data comemorada no calendário escolar oficial. No entanto o que a maioria dos livros didáticos e a história dita oficial não contam, é que muita luta foi realizada pelo povo negro até chegarmos nesse ato “benevolente” da princesa que assinou a tal lei de libertação.

Porém, entendemos que não há muito o que comemorar nessa data, que apesar de ser a data em que oficialmente marcou a proibição da escravidão no Brasil, a libertação do povo negro escravizado não veio acompanhado de nenhuma política pública de reparação por tantos anos de violência contra nós.

E mesmo agora com 132 anos de edição dessa lei, ainda lutamos cotidianamente por políticas públicas que isolem a discriminação, a pobreza, a falta de acesso a educação e saúde, a falta de moradia e a falta de trabalho decente, visando criar um patamar mínimo de igualdade entre brancos e negros, pois o Racismo Estrutural continua fortalecido e tem avançado ainda mais nesse momento tão trágico de pandemia do coronavirus.

Esse mesmo Racismo Estrutural faz com os efeitos dessa crise sanitária sejam ainda mais brutal entre o povo negro de forma geral, incluindo de forma trágica as mulheres negras. Basta olharmos quem está morrendo em maior número vítima da Covid-19.

Esse 13 de maio de 2020 continua sendo Mais um dia de Luta e Resistência!

Viva o Povo Preto!!

(*) Guida Calixto é monitora de educação infantil na SME em Campinas e também advogada.

By Guida Calixto

Educadora, sindicalista e militante do PT Campinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enter Captcha Here : *

Reload Image